As doações podem ser efetuadas através de ordem de pagamento tanto da Itália quanto do exterior, utilizando as seguintes coordenadas bancárias:
Banca Intesa Sanpaolo Spa Filiale di Via del Corso, 226 - Roma
Intestato a Pres. Cons. Min. Dip. Prot. Civ.
IBAN: IT84 Z030 6905 0201 0000 0066 387
BIC: BCITITMM
VAI FICAR TUDO BEM
O Coronavirus nos fez sentir todos mais vulneráveis e indefesos.
O vírus nasceu na China e rapidamente se espalhou em todo o mundo, a partir da Itália, o país europeu mais atingido pelo que rapidamente tornou-se uma “pandemia”, um fantasma que hoje assusta o mundo inteiro.
Mudamos nosso comportamento, nossos hábitos, para tentar diminuir a difusão do vírus e evitar o colapso das estruturas sanitárias.
A Itália respondeu com coragem, determinação e, principalmente, unidade.
Os italianos no mundo fizeram rapidamente sentir sua solidariedade à Itália também nesse momento; e hoje, nós também, que vivemos no exterior, partilhamos as mesmas preocupações, as mesmas ansiedades e medos.
Estamos aprendendo em nossa pele uma grande nova lição, aliás, mais de uma:
A saúde pública é um bem precioso, talvez o primeiro bem que cada Estado deveria defender;
Os Estados nacionais e supranacionais, por sua vez, se apresentam fracos e incertos frente a uma pandemia que deveria, pelo contrário, nos fazer superar preconceitos e suspeitas, em uma luta da qual todos, de todos os lugares, deveriam participar.
Estamos acima de tudo descobrindo os valores mais profundos, a partir dos familiares; mais uma vez os nossos entes queridos representam a nossa força e a nossa esperança. Por ele, devemos respeitar as regras de convivência e saúde, mesmo quando nos parece difícil permanecer fechados em casa por dias.
Essas são as lições do corona vírus e esse é o nosso desafio, talvez o mais difícil que a Itália enfrentou da segunda guerra mundial até hoje.
Por isso, gritemos com todo o coração e um nó na garganta: #vaificartudobem!
|
"LIBERI E FORTI"
Il 18 gennaio di 101 anni fa lo storico manifesto di Luigi Sturzo, fondatore del Partito Popolare. Il mio articolo sull'ultimo numero di "Comunità Italiana"
Ler tudo >>
DEMOCRAZIA: LA MALEDIZIONE DEGLI ANNI VENTI ?
Gli ultimi dieci anni ci hanno lasciato in eredità democrazie deboli e in crisi, come cento anni fa…
Ler tudo >>
“NESSUNO” CI SALVERA’ !
Insicurezza e paura dominano il mondo e la politica; la speranza è nel riscoprire i rapporti umani
Ler tudo >>
Em 9 de março de 1454, nascia em Florença Américo Vespúcio, aquele que podemos considerar, legitimamente, o verdadeiro pioneiro da presença italiana no Brasil
Ler tudo >>
Dia Nacional da Imigração Italiana no Brasil
Ler tudo >>
Fabio Porta defende o direito à cidadania dos ítalo-descendentes
A necessidade de regras claras para o reconhecimento da cidadania italiana ius sanguinis (direito de sangue) dos ítalo-descendentes
Ler tudo >>
O ex-deputado Fabio Porta analisa alguns detalhes dos números consulares do Brasil e da Argentina. “Eu não quero acreditar nesta leitura eleitoral, mas faço esta pergunta: o que está acontecendo?”.
Ler tudo >>
Itália: Crise do coronavírus atingirá 100 mil contagiados e 10 mil mortos?, por Fabio Porta
Ler tudo >>
VIDEO
Fabio Porta dá sua impressão do momento que atravessamos. Direto de Roma, Assista! >>
Em entrevista exclusiva, Fabio Porta do PD - Partido Democrático Italiano fala sobre as relações consulares da Itália no Brasil e na América Latina. Confira: >>
|
“Com acesso às cédulas incriminadas existem provas de uma fraude que pode representar uma mancha sobre o voto dos italianos no mundo”
Eleições 2018: o resumo de Fabio Porta sobre a situação de uma fraude em “escala industrial”
Uma vida dedicada às comunidades italianas no exterior, tanto que não pode não ser escolhido como candidato pela circunscrição do Exterior. Eleito na repartição América Meridional e Central pela primeira vem em 2008 e reconfirmado em 2013 com mais de 30 mil votos, quase o dobro de 2008. Em empenho reconhecido e admirado o do Deputado Fabio Porta na Câmara dos Deputados, que o levou a ocupar o cargo de Presidente do Comitê Permanente para os Italianos no Mundo e Sistema País.
Em 2018, então, a escolha de candidatar-se ao Senado, com um resultado que nos deixou nada menos que espantado: Fabio Porta não resultou entre os eleitos. Imediatamente o partido recorreu e, há algum tempo atrás, por ocasião de uma conferência de imprensa, Porta fez um resumo seja sobre o recurso seja sobre as duas denúncias apresentadas às Procuradorias da República Italiana e Argentina.
Ler tudo >>
|
Fabio Porta (PD) encontra o Vice Ministro do Interior, Matteo Mauri: ao centro do encontro, o tratamento dos pedidos de cidadania ‘ius sanguinis’ junto às prefeituras italianas
Foi um longo e cordial encontro no Palácio do Viminale, entre o ex Deputado Italiano Fabio Porta e o atual Vice Ministro, Matteo Mauri.
Ao centro do encontro, os italianos no mundo, com referência particular aos pedidos de cidadania por matrimônio e ‘ius sanguinis’ apresentados junto às Prefeituras, ambos de competência do Ministério.
Multiplicaram-se nos últimos meses os casos de ‘fraude e embustes’ que envolveram pequenas Prefeituras italianas, como também episódios de intolerância aos prejuízos dos cidadãos que vieram do exterior para apresentar seus pedidos de cidadania na Itália.
Ler tudo >>
Entrevista com Fabio Porta, patrono do Comitê 11 de outubro
Trabalhar sobre o turismo de raiz ... Permitir a quem partiu de nosso País, por necessidade e não por escolha, poder retornar à Itália
Roma – Nos últimos dias, o Comitê 11 de outubro realizou uma convenção sobre os italianos no exterior e o Sistema País voltada aos recursos, aos investimentos e às perspectivas. Falamos com o patrono do Comitê, Fabio Porta, que traçou uma síntese dos temas desenvolvidos no encontro, com uma certa preocupação por algumas questões de grande atualidade. Nota-se que uma deficiência é a dos recursos destinados às políticas a favor dos italianos no exterior. “A tendência geral dos últimos anos é a de contração dos recursos, mas preocupa também o referendo e, portanto, um possível corte, quantitativo e qualitativo, dos expoentes institucionais.
Ler tudo >>
|