Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
PRESTAÇÃO DE CONTAS FABIO PORTA - JUNHO / JULHO 2025
Topo-Parlamento
O “DECRETO DA VERGONHA”: UMA OFENSA À NOSSA HISTÓRIA E AO NOSSO FUTURO
Panorama
O governo liderado por Giorgia Meloni e por seus dois vice-primeirosministros, Antonio Tajani e Matteo Salvini, entrará para a história como aquele que cortou o vínculo entre a Itália e seus filhos espalhados por todos os continentes; um corte abrupto, concretizado com um decreto aprovado pelo Conselhode Ministros em 27 de março e convertido em lei do Estado italiano em 21 de maio com a votação definitiva do Parlamento.

Uma votação unânime dos parlamentares dos partidos Fratelli d’Italia, Forza Italia e Lega, que assim traíram a confiança de todos aqueles que, nas últimas eleições, haviam votado nas legendas de centrodireita com a esperança de que (conforme haviam prometido na campanha eleitoral) defenderiam o direito de sangue dos nossos compatriotas residentes no exterior de transmitir a seus filhos a cidadania italiana.

Uma ofensa à história de sacrifício e sucesso da grande emigração italiana no mundo, que por anos constituiu para a Itália um motivo de orgulho, além de um fator determinante para a afirmação do nosso “Made in Italy”.

Uma mudança de rumo inexplicável para um país como a Itália, atingido por uma gravíssima recessão demográfica, que não pode ser justificada nem mesmo pelos graves episódios de mercantilização desse direito e por alguns casos de falsificação de documentos civis ... Saiba Mais > > >
AINDA ESTAMOS AQUI. A BATALHA POR DIREITOS E CIDADANIA NÃO TERMINOU
Nós dissemos e reafirmo sem hesitação: a luta pela dignidade dos italianos no exterior e pelo respeito ao direito de cidadania dos italianos no mundo não se encerrou no último dia 20 de maio, com a aprovação, por parte da Câmara dos Deputados, da Lei 74, que converteu em lei o decreto apresentado dois meses antes pelo Ministro das Relações Exteriores Tajani e aprovado por todo o Conselho de Ministros presidido pela Presidente Meloni.

A batalha parlamentar continua, assim como não cessará a batalha judicial; sim, porque estamos diante de um aborto jurídico, além de um ato ultrajante e ofensivo à história da emigração italiana no mundo. Nessas semanas, iniciouse na Câmara dos Deputados um novo braço de ferro entre a oposição, liderada pelo Partido Democrático, e os partidos da maioria que sustentam o governo — desta vez em torno de um dos dois projetos de lei que foram apresentados pelo governo após a promulgação do infame “decreto da cidadania”.

O primeiro desses dois projetos diz respeito à reorganização dos serviços consulares, com a centralização em Roma de todo o tratamento dos processos de cidadania, até hoje sob responsabilidade da rede consular; o segundo tratará propriamente da sistematização normativa da matéria relativa à cidadania, na tentativa de conferir coerência e organicidade à lei aprovada pelo Parlamento.

Enquanto o segundo ainda não chegou ao Parlamento, o primeiro já iniciou sua tramitação na Comissão de Assuntos Exteriores... Saiba Mais > > >


Copyright © 2025 Fabio Porta
All rights reserved.

Ricevi questa mail perché sei iscritto alla newsletter dell'On. Fabio Porta. Noi proteggiamo la tua privacy e non diffondiamo a terzi il tuo indirizzo email. Puoi, tuttavia, scegliere di non ricevere più questa newsletter cliccando sul tasto in basso.

SCRIVI A FABIO PORTA

Ufficio America Meridionale
Alameda Santos, 1909
3º andar, cj. 32
San Paolo - Brasile - 01419-002
Tel. +55 11 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com