Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
PRESTAÇÃO DE CONTAS FABIO PORTA - SETEMBRO 2025
Topo-Parlamento
O GOVERNO ITALIANO INSISTE: ITALIANOS NO EXTERIOR DE SÉRIE “B”?
Panorama
Três indícios constituem uma prova, e hoje está claro que o Ministério das Relações Exteriores se prepara para encerrar definitivamente o vínculo profundo e frutuoso que por anos uniu as nossas grandes coletividades no exterior com a Itália, um verdadeiro “soft power” do qual nos beneficiamos durante muito tempo graças a uma diáspora que constitui um caso único no mundo.

Após o “decreto cidadania”, que causou um sentimento de desorientação, senão de revolta, entre os nossos compatriotas no exterior, e em seguida ao projeto de lei que, sempre por proposta do Ministro das Relações Exteriores, retirará dos consulados a competência para tratar os processos de cidadania, centralizando tudo em um escritório em Roma, a nova denominação da Direção-Geral para os Italianos no Exterior como Direção para os “serviços aos cidadãos” confirma essa tendência já consolidada e declarada de considerar a grande comunidade italiana no mundo como um simples serviço burocrático e não mais como um dos pilares centrais da nossa política de projeção internacional.

Aliás, se considerarmos que com a supressão da Direção-Geral para a Promoção Cultural o MAECI está desferindo outro duro golpe contra o outro grande e inigualável “soft power” do país, a cultura italiana no mundo, não podemos mais nos surpreender diante da miopia e da falta de visão do atual governo em matéria de cidadania e política externa, ou seja, da ausência de uma visão de futuro a médio e longo prazo para o crescimento e o desenvolvimento de um país cada vez mais fechado e isolado.

Resumindo, para clareza e compreensão: em março passado o governo de Giorgia Meloni e dos dois vice-primeiros-ministros Antonio Tajani e Matteo Salvini aprovou por unanimidade um decreto-lei que alterou repentinamente as normas sobre a cidadania ius sanguinis; decreto que, no fim de maio, a maioria do Parlamento... Saiba Mais > > >


Copyright © 2025 Fabio Porta
All rights reserved.

Ricevi questa mail perché sei iscritto alla newsletter dell'On. Fabio Porta. Noi proteggiamo la tua privacy e non diffondiamo a terzi il tuo indirizzo email. Puoi, tuttavia, scegliere di non ricevere più questa newsletter cliccando sul tasto in basso.

SCRIVI A FABIO PORTA

Ufficio America Meridionale
Alameda Santos, 1909
3º andar, cj. 32
San Paolo - Brasile - 01419-002
Tel. +55 11 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com