|
NESTA EDIÇÃO
Que o governo nos diga o que pretende fazer com o voto dos italianos no exterior. Saiba mais
Aproxima-se a solução para o pagamento das pensões brasileiras na Itália. Saiba
mais
Em Porto Alegre, o Deputado Fabio Porta participa do Natale Insieme, tradicional evento de final de ano da coletividade italiana.Saiba
mais
O Deputado Porta (PD) intervém durante a audiência do sub secretário responsável pela atividade editorial, Malinconico, em apoio à informação italiana no exterior e à Rai Internazionale. Saiba
mais
O Deputado Fabio Porta encontra em São Paulo o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Saiba
mais
O fim do governo Berlusconi: uma boa notícia para os italianos no mundo. Saiba
mais

FALE COM O DEPUTADO
Gabinete
Roma
Palazzo Marini II
Piazza San Claudio 166
Roma - Italia - 00187
Tel. +39 06 6760-5801
Fax +39 06 6760-5832
Gabinete
América Meridional
Alameda Jaú, 1200
São Paulo - Brasil - 01420-001
Tel. +55 11 3081-3861
Caso
não deseje mais receber esta newsletter, clique
aqui.

|
|
|
Carta aos Amigos |
Caros Amigos,
2011 encerrou-se com muitas motivadas preocupações e com uma ligeira (porém igualmente fundada) esperança.
A preocupação refere-se à gravíssima crise financeira internacional, que atingiu diretamente a Itália, e que interessa à Europa, em particular.
A esperança surge do nascimento de um novo governo, presidido pelo Senador Mario Monti, uma pessoa competente, estimada e respeitada na Itália e no exterior.
Após três anos de humilhações, cortes e ausência de respeito em relação aos italianos no exterior temos, agora, um novo Presidente do Conselho e um novo Ministro do Exterior, conscientes dos nossos problemas e também de nossa grande potencialidade.
“Os italianos no exterior não querem ser considerados como um problema a mais, mas como uma parte importante da solução da crise italiana”: foram minhas palavras ao Ministro do Exterior quando este esteve no Parlamento para falar sobre as linhas guia do Governo Monti em matéria de política externa.
| |
Com essa esperança, desejo exprimiros meus votos e o meu desejo de paz e serenidade a todos os italianos que vivem na América Meridional; aos italianos e aos milhões de ítalo descendentes seguem minhas saudações e de todo o Parlamento Italiano.
Os votos que faço à Itália é de que passe de uma “míope suficiência” a uma “atenção perspicaz” no que tange às políticas voltadas à outra Itália que vive no mundo.
Não será fácil escalar essa montanha, retomar a estrada mestra dos programas de apoio às nossas coletividades no exterior; no entanto, apreciamos o novo tom e a maior sensibilidade do novo executivo, pequenos sinais de uma retomada de diálogo e de confiança.
Fabio Porta
|

Fim da fila da legalização

|
O Deputado Fabio Porta está satisfeito pela decisão do Consulado Geral de São Paulo de eliminar a longa espera pelas legalizações
“Uma decisão inspirada no bom senso. Um primeiro resultado de uma luta que em vários níveis, inclusive no Parlamento, contribuiu para colocar o problema sob a atenção das nossas instituições”
“Com uma decisão importante, a partir de 15 de dezembro, o Consulado Geral de São Paulo passou a praticar ‘uma iniciativa dirigida a abolir a fila daqueles que solicitam a legalização de documentos úteis para se obter o reconhecimento da cidadania italiana na Itália’ – assim escreveu o Cônsul Geral Mauro Marsili em uma carta a mim dirigida, à Presidente do

|
|

COMITES e aos Conselheiros do CGIE de São Paulo alguns dias atrás”.
“Trata-se de uma decisão importante e corajosa, inspirada no bom senso e em uma visão objetiva e perspicaz de uma questão que, há alguns anos, é centro das preocupações e de tantas queixas por parte da maior comunidade de ítalo descendentes no mundo: (...) Saiba
mais |
|