Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

NEWSLETTER FABIO PORTA - ANO XV - Nº 73 - NOVEMBRO 2022

COM A CABEÇA ERGUIDA NO PARLAMENTO!

Deputato Fabio PortaGraças a cada um de vocês, aos milhares de mulheres e de homens que em toda a América do Sul quiseram escrever o meu nome na cédula da Câmara dos Deputados para confirmar confiança em quem, em todos esses anos, tentou representar da melhor maneira no Parlamento as preocupações e as esperanças de milhões de cidadãos italianos que vivem no exterior.

A minha vitória é também a vitória do Partido Democrático, que conquista também na América Meridional sua cadeira na Câmara e se afirma como a principal força política entre os italianos no mundo, elegendo bem sete dos doze parlamentares da Circunscrição do Exterior.

Esse também um sinal de forte reconhecimento em relação a um partido que sempre trabalhou ao lado de nossas coletividades no mundo, e não somente em campanha eleitoral. As candidatas e os candidatos do PD na América do Sul obtiveram um resultado extraordinário e que agradecê-los pessoalmente por um sucesso que me torna ainda mais empenhado em representar as instâncias de nossos compatriotas que vivem nesse continente, o maior no mundo em número de ítalo-descendentes.

Sabíamos que seria uma eleição difícil, principalmente devido à diminuição, pela metade, dos parlamentares na Repartição da América Meridional (de seis a três); a disputa foi particularmente acirrada e, infelizmente, repetiram-se aqueles episódios de fraudes eleitorais que maculado as eleições de 2018 e que, também nesta ocasião, denunciamos desde o primeiro dia de campanha eleitoral.

Por essa razão, o meu primeiro compromisso não pode ser outro que o de uma urgente e necessária reforma do sistema de voto dos italianos no exterior, que não está mais em condições de garantir sigilo e transparência ao processo eleitoral e que, ao contrário, se mostra sempre mais vulnerável e não confiável a cada nova consulta política geral. Precisam ser introduzidos mecanismos capazes de garantir a individualidade do voto, considerando possivelmente um sistema ‘misto’, que responda ao mesmo tempo às exigências da universalidade do direito de voto às do sigilo do procedimento. Ao lado da reforma do voto, enfrentaremos obviamente todas as outras grandes demandas de nossos cidadãos que vivem no exterior, a partir do igualmente necessário e urgente fortalecimento da rede consular e da relativa melhoria dos serviços aos compatriotas.

Necessário intervir seja sobre a versante dos recursos que da valorização e distribuição sobre o território do pessoal contratado e permanente, que sejam selecionados, rejuvenescidos e incentivados de maneira adequada. Os instrumentos e as inovações tecnológicas devem ser utilizadas e otimizadas, para tornar os processos administrativos mais velozes e simplificar o acesso do usuário aos serviços. Necessário, finalmente, ter coragem de reabrir um confronto profícuo com os patronatos presentes no exterior, que podem construir um precioso instrumento de colaboração para toda a rede diplomático-consular em matéria de assistência e previdência, mas também de utilização de todos os direitos constitucionais.

Os partidos que compões a maioria do governo haviam prometido durante a campanha eleitoral a instituição de um ministério específico para os italianos no mundo; promessa que não foi mantida e isso, certamente, não depõe com certeza favoravelmente aos próximos passos.

Pessoalmente, nunca acreditei que um ministério, principalmente se privado de poderes e recursos, pudesse ser a solução aos nossos problemas e portanto, espero que quem tiver a responsabilidade de acompanhar as políticas dos italianos no exterior possa ser capaz de iniciar uma interlocução positiva no interior do executivo e com o Parlamento para enfrentar e resolver as principais reivindicações.

O turismo de raízes deve tornar-se um programa permanente de investimento sobre a grande potencialidade constituída por quase cem milhões de ítalo-descendentes que vivem no exterior e isso será feito utilizando utilizando-se melhor os recursos alocados, envolvendo as entidades italianas locais e as nossas coletividades no exterior, através do sistema de representação e do associativismo.

A rede de Câmaras Italianas de Comércio no mundo deve ser apoiada e, principalmente, utilizada de modo que o processo de internacionalização do Sistema Itália não seja feito de forma unidirecional mas de modo partilhado e circular, a partir da presença capilar de nossa “businesscommunity” em todo o mundo.

Não podemos nos esquecer dos muitos compatriotas aposentados ou daqueles que vivem em condição de indigência; um País sério e responsável não pode limitar as próprias intervenções sociais aos que vivem dentro do território nacional, mas deve ser capaz de calibras os próprios programas também em função de quem vive fora do País.

E finalmente, a revolução ... cultural! Sim, esse será o desafio principal dos próximos anos. Sair da “reserva indígena” e conquistar uma plena dignidade nos âmbitos social e político, mostrando à Itália e ao mundo a extraordinária riqueza de uma comunidade que continua a ser o principal “ativo” competitivo de nosso País mas que ainda sofre de uma déficit de conhecimento e consequente valorização por parte de nossas instituições. Um desafio que aceitamos cumprir anos atrás e que queremos relançar nesta nova legislatura

Boa leitura a todos e até logo

Porta eleito Deputado pelo PD na América do Sul

 

O Partido Democrático conquista uma cadeira na Câmara dos Deputados na América Meridional após uma eleição particularmente difícil, devido à redução pela metade do número de parlamentares na segunda repartição eleitoral dos italianos no exterior. Eleito pela primeira vez em 2008 e tendo sido confirmado Deputado em 2013, com o dobro dos votos, em 2018 Fabio Porta candidata-se ao Senado.

Devido às fraudes eleitorais da USEI, confirmadas pela investigação realizada pela Junta para as Eleições e pela sessão do Senado, somente em janeiro deste ano a cadeira foi reconhecida ao PD e, portanto, ao legítimo vencedor.

Nessas últimas eleições Fabio Porta foi novamente candidato à Câmara dos Deputados pelo Partido Democrático; apesar da repetição das fraudes eleitorais e da forte competição da lista de centro-esquerda, o sucesso de Porta assegura ao PD, também desta vez, uma presença parlamentar na Repartição da América Meridional... Ler tudo >>>

Fabio Porta conquista vaga na Câmara italiana

Brasil terá representante no Parlamento Italiano. Fabio Porta conquistou uma das duas vagas para a Câmara.

Os ítalo-brasileiros conseguiram eleger um representante para o Parlamento Italiano. O italiano radicado no Brasil Fábio Porta, do Partido Democrático, conquistou uma das duas vagas para a Câmara dos Deputados.

O advogado argentino Franco Tirelli, do Maie (Movimento Associativo Italiani All’ Estero), com 44.468 votos será o outro deputado representante dos italianos na América do Sul... Ler tudo >>>

Fabio Porta e Andrea Matarazzo lançam candidatura em SP

A América do Sul é um dos colégios eleitorais no exterior, elegendo dois deputados e um senador. No Brasil, mais de 400 mil eleitores (italianos natos residentes no país e descendentes com cidadania) têm direito a voto.

No curto calendário da eleição italiana, que em 25 de setembro renovará o Parlamento, o Partido Democrático (PD) lançou a sua chapa válida para toda a circunscrição eleitoral da América do Sul, onde votam mais de 1,8 milhão de eleitores (430 mil no Brasil). O evento de apresentação dos candidatos Andrea Matarazzo (Senado) e Fabio Porta (Câmara dos Deputados) ocorreu nas dependências do Circolo Italiano, na cidade de São Paulo, na última sexta-feira (19).

A União faz a Força é o lema da campanha dos dois candidatos.

“A União faz a Força é o nosso lema. Este é o momento de unir a comunidade”, afirmou Fabio Porta... Ler tudo >>>

Turismo de raízes: Porta (PD) solicita ao MAECI uma melhor coordenação com as regiões, o Ministério do Turismo e o Museu da Emigração

O Senador Fabio Porta, através de um questionamento dirigido ao Ministro do Exterior, Luigi Di Maio, intervém sobre o tema do ‘turismo de raízes’, solicitando um maior envolvimento dos órgãos de representação dos italianos no exterior, do mundo associativo e – em particular – uma coordenação mais intensa com as Regiões e o Ministério do Turismo.

Em seu ato parlamentar, o Senador eleito na América Meridional, recorda, acima de tudo, como “o ‘turismo de retorno’, que antes da pandemia havia alcançado um patamar de mais de 10 milhões de visitantes na Itália, levando uma contribuição de pouco menos de 5 bilhões de euros para os cofres públicos, representa uma das formas mais radicadas e constantes do movimento turístico internacional relativo ao nosso País, constituindo, hoje, pela força e tenacidade das lembranças familiares, afetivas e memoriais, uma leva de insubstituíveis importâncias e eficácias para as perspectivas de retomada da economia nacional e do setor turístico em particular, também em consideração aos persistentes fatores de incerteza que pesam sobre a mobilidade internacional”... Ler tudo >>>

PodCast Fabio Porta

Deputato Fabio Porta

Prepare-se para votar e renovar o Parlamento Italiano. Fabio Porta... ouça >>>

Deputato Fabio Porta

Porta e Matarazzo: a sua representação progressista no futuro Parlamento Italiano

Começa oficialmente a curta campanha eleitoral para renovação do Parlamento... ouça >>>

Deputato Fabio Porta

Voto e italianitá no Espírito Santo

A campanha eleitoral, que em setembro renovará o Parlamento da... ouça >>>

Deputato Fabio Porta

Sudamerica e il voto PD

Il Podcast Porta Italia racconta il diaolgo del candidato alla... ouça >>>

Deputato Fabio Porta

Fabio Porta para deputado: Conheça as principais propostas

Chegou a hora de votar na eleição que renovará o... ouça >>>

Deputato Fabio Porta

Eleição Italiana 2022: Antes de votar conheça propostas democráticas

Mais de 430 mil ítalo-brasileiros com direito eleger representantes na... ouça >>>

Deputato Fabio Porta

Voto e cidadania vão além de um passaporte na mão

Candidato pelo Partido Democrático (PD), numa eleição que renovará o... ouça >>>

Deputato Fabio Porta

Voto cidadão e democrático tem nome: Fabio Porta

Nesta edição do Podcast Porta Itália, na reta final de... ouça >>>

Deputato Fabio Porta

Fábio Porta e o compromisso de uma legislatura cidadã

Na conclusão da campanha eleitoral na circunscrição América do Sul,... ouça >>>

Deputato Fabio Porta

Trabalho reconhecido pelo voto

Depois de uma disputadíssima eleição na circunscrição América Latina, Fábio... ouça >>>

Deputato Fabio Porta

Partido Democrático: porta segura da italianidade no exterior

Na eleição que em setembro renovou o Parlamento italiano... ouça >>>

GRAZIE! GRACIAS! OBRIGADO! Una bellissima vittoria dopo una sfida difficilissima...  Ler tudo >>>

Fabio Porta reeleito ao Parlamento italiano.
 Entrevista ao vivo, diretamente de Roma, com Fabio Porta, momentos após a confirmação de sua eleição... Ler tudo >>>

Fabio Porta (PD): a lei orçamentária, as aposentadorias e os italianos no exterior... Ler tudo >>>

Deputado eleito na Itália faz uma análise do momento atual e fala das suas perspectivas... Ler tudo >>>

Fabio Porta (PD) denuncia a enésima violação à lei eleitoral no exterior: Aldo la Morte (MAIE Uruguay) vota ao invés de uma outra pessoa...
 Ler tudo >>>

Deputados PD do Exterior: julgaremos através dos fatos o empenho do recém formado Governo Meloni sobre os problemas dos italianos no exterior e sobre o fortalecimento de nosso Sistema País no Mundo... Ler tudo >>>

Brasil escolheu Lula. Para a pacificação nacional, sob a bandeira da justiça social e de um renovado protagonismo internacional... Ler tudo >>>

Fabio Porta (PD) intervém em Agnone no sétimo Festival delle Spartenze “da cultura das raízes o relançamento das áreas do interior do País”... Ler tudo >>>

Deputado Porta (PD): Incompreensível o arquivamento do caso Paciolla... Ler tudo >>>

Fabio Porta, atual senador da República Italiana e candidato a deputado nas eleições de 25 de setembro, fala aos ouvintes da Rádio Brasitalia...Ler tudo >>>

Antonella Pinto e Fabio Porta (PD América do Sul) denunciam um novo grave caso de fraude na Venezuela... Ler tudo >>>

Milton de Araújo recebe candidato a eleições para Parlamento Italiano... Ler tudo >>>

Luiz Fernando Machado recebe italianos candidatos a senador e deputado... Ler tudo >>>

Minha Saga O Meu Voto e a Minha Indicação.
 Se eu estivesse no Brasil, eu votaria no Fabio Porta, do Partito Democratico... Ler tudo >>>

Eleições italianas 2022: Candidatos do PD e PSI divulgam propostas...
 Ler tudo >>>

“Eleições italianas serão muito difíceis em todos os sentidos”, diz Fábio Porta...
 Ler tudo >>>

Comitês Italianos no Nordeste do Brasil promovem encontro com o senador da República Italiana Fábio Porta... Ler tudo >>> 

Fabio Porta (PD) em Buenos Aires, Rosario e Córdoba para uma intensa agenda eleitoral em apoio aos candidatos do Partido Democrático...
 Ler tudo >>> 

Fabio Porta (PD) na Argentina com a Vice Ministra do Exterior, Marina Sereni... Ler tudo >>> 

Fabio Porta alerta sobre fake news que circulam nas redes... Ler tudo >>> 

Senador italiano que visita o RS na próxima semana fala sobre as eleições na Itália e sobre o processo de cidadania... Ler tudo >>> 

Porta e Schirò (PD): os novos cheques familiares para os funcionários contratados como primeira fase de uma batalha que deve continuar... Ler tudo >>> 

Redução do Parlamento italiano ameaça vagas de ítalo-brasileiros... Ler tudo >>> 

Fabio Porta é candidato a Deputado nas eleições da Itália 2022... Ler tudo >>> 

Fabio Porta diz ter como provar que argentinos podem fraudar eleições... Ler tudo >>> 

Sempre contra fraudes e ilegalidade.
 A Itália volta a votar, daqui a poucas semanas... Ler tudo >>> 

Fabio Porta: A força da comunidade italiana no Brasil... Ler tudo >>>

Eleição 2022 | Já em campanha Porta prega voto útil, fala em Matarazzo no lugar de Longo e levanta a “bandeira da legalidade contra as fraudes eleitorais”... Ler tudo >>>

Governo, Porta (PD): superar a crise para trabalhar para italianos no exterior... Ler tudo >>>

Senador da Republica Italiana Fabio Porta é Entrevistado pelo Presidente do SIMPI Joseph Couri... Ler tudo >>>

Fabio Porta: Santa Catarina e Itália, parcerias e novos projetos... Ler tudo >>>

12o Congresso Nacional dos Aposentados da UIL... Ler tudo >>>

Porta e Giacobbe (PD): solicitamos aos Ministros do Sul e do Exterior a retomada e a conclusão da rede de talentos... Ler tudo >>>

Nuovi cittadini per una nuova Italia

La crisi demografica impone all’Italia politiche di cittadinanza inclusive, dentro e fuori i confini nazionali... Ler tudo >>>

L’Italia torna a votare

Il governo di Mario Draghi cade a causa dell’irresponsabilità di alcuni partiti... Ler tudo >>>

Una politica ‘contro‘

Perché la politica non è più il luogo del dialogo ma quello dello scontro... Ler tudo >>>

Un voto da cambiare

Il ripetersi dei brogli impone una modifica al sistema di elezione italiana all’estero...Ler tudo >>>

Copyright © 2022 Fabio Porta
All rights reserved.

Ricevi questa mail perché sei iscritto alla newsletter dell'On. Fabio Porta. Noi proteggiamo la tua privacy e non diffondiamo a terzi il tuo indirizzo email. Puoi, tuttavia, scegliere di non ricevere più questa newsletter cliccando sul tasto in basso.

SCRIVI A FABIO PORTA

Ufficio America Meridionale
Alameda Santos, 1909
3º andar, cj. 32
San Paolo - Brasile - 01419-002
Tel. +55 11 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com